20.4.12

FC sobre Vendas


Definição – este índice mede o fluxo de caixa gerado pelas vendas da empresa. Corresponde ao percentual das vendas que é transformado em caixa das operações.

Fórmulas – FC sobre Vendas = Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais / Vendas Líquidas

Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais = corresponde ao fluxo oriundo das atividades operacionais da empresa. Não deve constar deste fluxo as despesas financeiras pagas ao capital de terceiros, que para fins de análise corresponde ao fluxo de financiamento.
Vendas Líquidas = refere-se a receita líquida originária da venda de produtos e prestação de serviços, sem considerar as devoluções, abatimentos e impostos sobre vendas.

Unidade de Medida – Corresponde a um número absoluto. Entretanto, pode-se multiplicar a fórmula por 100 para usar um percentual.

Intervalo da medida – O fluxo pode assumir valores positivos e negativos. Espera-se que seu valor, quando positivo, não seja superior as vendas. Assim, o intervalo da medida deve estar normalmente entre -1 a 1.

Como calcular – Os valores necessários para cálculo do índice são obtidos na demonstração do resultado do exercício e na demonstração dos fluxos de caixa.
A figura a seguir apresenta o fluxo operacional da Coelba, uma empresa de energia.

A receita é obtida na DRE da empresa, conforme figura a seguir:

Podemos calcular o índice da seguinte forma:

FC sobre Vendas = 1 269 991 / 4967 359 = 0,2557

No ano de 2010 este índice seria:

FC sobre Vendas = 950 123 / 4394 324 = 0,2162

Indicando que a empresa consegue transformar em caixa operacional ¼ da sua receita.

Grau de utilidade – Regular. Este índice faz sentido analítico quando a empresa gera caixa nas operações.

Controvérsia de Medida – Alguma. A incorporação dos encargos financeiros no fluxo das operações não fica muito claro em algumas DFCs.

Observações Adicionais
a)     Em algumas empresas é interessante somar ao valor das vendas as outras receitas, como as receitas financeiras. Isto tende a reduzir o valor do índice.
b)     O volume de deduções das receitas pode ser expressivo, como é o caso da empresa usada no exemplo, onde o valor foi de 2 bilhões de reais. Deste total, 1,2 bilhão é referente ao ICMS e 460 milhões ao Cofins.
c)     Desconsiderando a despesa financeira do fluxo das operações, no valor de R$489 milhões, o resultado seria de 35% para 2011. Esta seria a forma mais correta de cálculo deste índice.
d)     Valores elevados deste índice pode ser um sinal da qualidade do lucro, já que seu valor estaria mais próximo do fluxo de caixa. Entretanto, para empresas que revendem produtos, como é o caso de varejistas, este índice tende a ser menor.