7.4.07

Taxa de desconto em perpetuidade

Recebi um e-mail com a seguinte dúvida

gostaria de esclarecer uma dúvida, qual seria a melhor maneira de determinar a taxa de crescimento para período estável(para o modelo de fluxo de caixa descontado), isto é a taxa de perpetuidade, alguns autores sugerem que ela deva ficar próxima ao crescimento da economia(PIB, por exemplo), mas existe algum processo para tal estimação ?


Em primeiro lugar, é preciso que fique bem claro que o período estável nada mais é do que uma simplificação. A estimativa correta seria considerar todo o fluxo de caixa e sua respectiva taxa de desconto para cada período previsto de existência do projeto. O que se observou foi que na medida em que distanciamos no tempo o valor presente ficará cada vez mais reduzido. Por essa razão, utiliza-se a perpetuidade como uma forma de obter um número que não deveria ter muita relevância no valor final.

Um outro aspecto importante é que em situações de elevada taxa de desconto nos primeiros anos, como ocorre em países com elevado nível de risco, terá como conseqüência a necessidade do horizonte de tempo ser maior para que o valor da perpetuidade não seja significativo. Como a taxa de desconto está reduzindo no Brasil nos últimos anos - inclusive em virtude da redução do risco Brasil - para o mesmo horizonte de tempo a perpetuidade terá um impacto menor.

Em razão de um idéia antiga na economia - que os lucros supranormais não persistem no tempo - alguns autores consideram o crescimento da economia como um parâmetro razoável para o desconto do fluxo. Em certos setores, em lugar do crescimento da economia, poderia usar também o próprio crescimento da população.

Um outro aspecto que afeta a resposta da pergunta é a taxa usada durante os primeiros anos. Isso ficou muito claro na discussão sobre o relatório Stern do aquecimento global e a opção da taxa de desconto. (clique aqui para link).

Finalmente, um outro aspecto é o ponto de corte para considerar a perpetuidade. Quando o analista considera somente cinco anos, usar a taxa de crescimento da economia pode ser temeroso. Um horizonte maior, de quinze ou vinte anos, permite o uso dessa simplificação sem afetar a análise.