13.4.07

Dow Chemical demite executivos que estariam negociando sua venda

Um caso interessante de conflitos de executivos quanto a venda de uma empresa. Publicado no Wall Street Journal:

Dow Chemical demite executivos que estariam negociando sua venda
April 13, 2007
Por Jeffrey Ball, Dennis K. Berman e Joann S. Lublin
The Wall Street Journal

A pista chegou num telefonema terça-feira.

O presidente da Dow Chemical Co., Andrew Liveris, ficou chocado ao ouvir o que o interlocutor, uma pessoa de sua confiança, tinha a informar. Dois executivos do alto escalão da empresa — ambos vetereanos da Dow — estavam negociando com investidores do Omã a venda da empresa de 110 anos, segundo uma pessoa a par da ligação.

Só que o resto do conselho não havia autorizado as negociações, diz a Dow.

Ontem, a empresa agiu rapidamente. Ela demitiu os dois — o consultor sênior J. Pedro Reinhard, brasileiro que integrava o conselho e já foi diretor financeiro da empresa, e Romeo Kreinberg, diretor executivo. A empresa disse que tomou a atitude "com o total apoio do conselho".

Reinhard e Kreinberg estavam negociando sem autorização sua adesão a um grupo que compraria a Dow, a maior fabricante de químicos dos EUA, com receita de quase US$ 50 bilhões em 2006, segundo uma pessoa familiarizada com a visão da empresa.

(...)
Como os responsáveis pelas decisões quanto a aquisições, os integrantes dos conselhos e da diretoria são empurrados cada vez mais para posições difíceis. Muitas vezes os diretores são recrutados por possíveis compradores, que obviamente querem aproveitar a sua expertise e conexões com a atual diretoria. E os compradores podem oferecer uma boa quantia, que geralmente vem na forma de uma participação que pode ser avaliada e até 1% ou 2% de uma empresa do tamanho da Dow. (...)

— Susan Warren colaborou para este artigo.