11.1.07

TNT compra Mercúrio

Notícia da Reuters, publicada no Estado de 11/01:

TNT compra a Expresso Mercúrio

A Mercúrio detém 15% do mercado brasileiro de entregas expressas

AMSTERDÃ

A companhia holandesa de correios TNT anunciou ontem a compra da empresa brasileira de entregas Expresso Mercúrio. De acordo com comunicado da TNT, a empresa brasileira teve receita de 190 milhões em 2006 (US$ 247,5 milhões) e emprega mais de 6 mil pessoas.

“A aquisição garante à TNT uma plataforma ideal para promover o desenvolvimento e integração da rede expressa de entregas na América do Sul”, informou a empresa holandesa. A TNT adquiriu 100% das ações da Expresso Mercúrio, mas não deu detalhes sobre os valores financeiros da operação.

A Mercúrio atende 3.500 cidades no Brasil, com uma frota própria de 1.153 veículos e outros 800 agregados. A empresa tem 90 mil clientes cadastrados e 15% de participação de mercado no segmento de entregas.

O mercado brasileiro de entregas expressas deve mostrar taxas de crescimento de 10% a 15 % nos próximos anos, informou a TNT, que está presente em mais de 200 países e emprega cerca de 127 mil pessoas.

Analistas disseram que o acordo é positivo, mas amplia os riscos para a TNT.

“Esta é a terceira grande aquisição em mercados emergentes no último ano, depois da Hoau, na China, e Speedage, na Índia”, disse o Rabo Securities em nota. “Acreditamos que o mercado latino-americano dá à TNT uma região em crescimento adicional, mas também acreditamos que ele aumenta o perfil de risco, enquanto deve provavelmente pressionar a margem Ebit (lucro antes de juros e impostos) nos próximos anos”, prossegue o comunicado.

Para Marie-Christine Lombard, diretora da Divisão Expressa da TNT, trata-se de estratégia. “O objetivo estratégico da TNT é de tornar-se a número um em mercados emergentes selecionados. A rede rodoviária internacional da Mercúrio nos oferece uma excelente oportunidade de crescer e expandir ainda mais em toda a América do Sul”, disse, em um comunicado.

Segundo o gerente geral da TNT Express Brasil, Roberto Rodrigues, “os clientes da Mercúrio irão certamente se beneficiar dessa transação”, já que a rede da empresa em outros países permite melhorar ainda mais os serviços.

REUTERS