26.3.07

A importância do Tag Along

Tag Along diz respeito ao direitos que os acionistas minoritários possuem de vender suas ações de uma empresa. A existência de garantia de tag along é importante quando existe a negociação de uma empresa no mercado.

O jornal Valor (26/3/2007) chama a atenção para o Tag Along na questão do Ipiranga:

Governança faz a diferença no pregão

Depois de operações em que os minoritários detentores de ações preferenciais (PN, sem direito a voto) saíram no prejuízo, a compra do grupo Ipiranga endossou a importância de se investir em empresas com governança corporativa. Casos emblemáticos como da AmBev, Ripasa, Tele Centro Oeste (TCOC) e, por pouco, da Telemar deixaram claro que os minoritários podem perder muito se investirem em PNs de empresas que não garantem os mesmos direitos a todos os acionistas. Nesses casos citados, os preferencialistas perderam porque não receberam o mesmo valor, ou parte dele, pago aos controladores na venda da companhia - o "tag along".

A prova da importância do benefício é o desempenho do Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (Itag) - formado pelas empresas que oferecem além do que é exigido pela Lei das S.A. -, superior ao de outros índices da Bovespa. No ano, o Itag sobe 2,97% ante uma alta de 2,38% do Índice Bovespa. (...)

Depois de operações como a da Ipiranga, é natural que cada vez mais os investidores prefiram PNs de empresas que oferecem "tag along", afirma Fernando Tendolini, gestor do fundo de governança Fator Sinergia, do Banco Fator. Mesmo a duras penas, o investidor percebeu que o barato pode sair caro. "Ele prefere pagar mais por uma ação de uma empresa que alinha os interesses de minoritários e do controlador do que pagar menos pelo papel de uma companhia que não pensará nele na hora de uma operação importante", diz Tendolini. (...)

O "tag along" também não tem o mesmo peso para todas as empresas. Quanto maior as chances de troca de controle, mais valioso ele é, diz o professor do Coppead, Ricardo Leal. "O benefício é muito mais importante nas empresas de telefonia do que na Petrobras", exemplifica. Muitas dessas companhias que estão em vias de serem compradas não oferecem o direito. É o caso das telefônicas. Nenhuma delas dá "tag along". Esse é um sinal de que a governança evoluiu, mas ainda há muito para melhorar.