28.7.06

3.2 - Projeção de Variáveis Utilizadas na Avaliação

Ao se fazer a projeção de valores deve-se observar o seguinte:

1) Certas variáveis irão influenciar outras. Por exemplo, a projeção das receitas de vendas irá influenciar as despesas com comissões de venda. Outra situação é a projeção dos empréstimos, que afetará o valor das despesas financeiras. Isto significa dizer que o processo de projeção deve guardar certa coerência.

2) O processo de projeção deve ser feito em conjunto com uma análise de sensibilidade para verificar os efeitos de uma projeção errônea sobre o valor final da empresa.

3) Apesar de uma grande maioria dos métodos utilizados estarem baseados no fluxo de caixa, muitas vezes é útil a projeção dos valores contábeis por três razões:

3.1) Alguns valores projetados dependem de valores contábeis, como é o caso do pagamento da despesa do imposto de renda, que é apurado a partir do lucro contábil em grandes empresas;

3.2) Existem alguns métodos de determinação de valor a partir do valor contábil. Neste caso, a utilização de vários métodos pode ser útil como um instrumento de verificação da projeção realizada;

3.3) A projeção de valores contábeis pode dar uma idéia mais adequada sobre certas políticas da empresas, como é o caso da política de capital de giro.

4) Mesmo se o valor projetado estiver em valores reais, é importante considerar os efeitos da inflação sobre o desempenho da empresa.

5) Parte do desempenho da empresa depende do comportamento da sua administração. Este aspecto é difícil de ser inserido na projeção, principalmente quando existir uma mudança de administradores.