28.7.06

3. Projeção

A projeção para determinar o valor de uma empresa deve obter os valores projetados da riqueza que será gerada no futuro. Como a maioria dos métodos exige que esta riqueza seja descontada por uma taxa de desconto é necessário que o trabalho de avaliação também leve em consideração a projeção da taxa de desconto.

Num trabalho de avaliação mais completo, a projeção implica em verificar como a empresa irá reagir as mudanças previstas no meio-ambiente. Para cada tipo de empresa isto significa a necessidade de verificar os efeitos de diferentes variáveis na riqueza futura da empresa.

Uma empresa na área de concessão de serviços públicos precisa saber qual a possibilidade de mudança nas regras. Existindo esta possibilidade, o analista deve levar em conta na estimativa efetuada.

Já uma empresa na área de tecnologia deve considerar os efeitos das mudanças tecnológicas sobre a posição da empresa no mercado. Na realidade, a lista de variáveis é muito grande e será significativo para uma análise mais profunda.

Clique aqui para um exemplo de previsão de receita