28.7.06

3.1 - Uso de Métodos Quantitativos na Projeção

Geralmente o trabalho de projeção pode ser acompanhado por um estudo quantitativo de séries temporais.

Este estudo de séries temporais pode: a) Identificar sazonalidades no setor de atuação da empresa; b) verificar tendências de desempenho futuro; e c) determinar um modelo de projeção das variáveis estudadas. Além disto, um estudo utilizando séries temporais poderia, a princípio, passar para o usuário do laudo de avaliação, uma maior seriedade.

Entretanto, a econometria pode apresentar os seguintes problemas:

a) O modelo escolhido talvez não seja o mais adequado;

b) O desempenho passado talvez não se repita no futuro;

c) Dependendo da quantidade de dados utilizada teremos valores projetados diferentes.

Mas a utilização de métodos quantitativos pode ir além do estudo de séries temporais.

Um exemplo interessante é descrito a seguir: Um empresário deseja fazer um estudo de viabilidade de criação de um sítio (home-page). A receita será proveniente da publicidade de terceiros no seu sítio.

Para tentar fazer a projeção, estudou-se uma série histórica de sítios existentes que possuíam informações diárias sobre visitas. O estudo demonstrou a existência de sazonalidades, com redução no tráfego nos meses de férias. Já o estudo das visitas diárias mostrou uma redução nas visitas nos finais de semana, com um aumento pronunciado na segunda-feira.

Entretanto, o estudo não foi suficiente para fazer a projeção. Além do estudo da série histórica de outros sítios, fez uma analise de Markov. Esta técnica tenta determinar qual a possibilidade de um evento ocorrer amanhã (aumento no número de visitas) se algo ocorreu hoje (aumento no número de visitas).