Alguns autores conhecem como abordagem relativa. Em mercados
de títulos é usado o termo matrix pricing
Definição – mede o
valo de uma entidade ou de ativos intangíveis pela comparação com índices de
mercado de transações reais de empresas ou ativos similares.
Onde usar – Para
avaliação da entidade como um todo ou de ativos intangíveis que possuam
transações passadas conhecidas no mercado.
Base teórica – Em
alguns casos, a abordagem de mercado é decorrente de processos de negociação anteriores, sendo
resultado da curva de oferta e procura.
Conceitos relevantes
– Parâmetro e Outliers. O parâmetro é o índice escolhido para determinar o
valor de mercado. Sua escolha envolve obter uma amostra de negociação
relativamente homogênea, calcular índices relativos potenciais e escolher
aquele que possui um menor desvio-padrão entre os calculados. Quanto menor o
desvio de um parâmetro melhor será para o resultado final.
Em algumas situações, é possível que o resultado médio dos
parâmetros calculados esteja sendo influenciado por uma (ou mais de uma)
observação extrema. É o outlier, que
deve ser analisado para verificar se pode ser eliminado da série ou não. Em
algumas situações, um outlier pode prejudicar a determinação de um parâmetro
adequado. Alguns autores sugerem, em razão disto, que se utilize a mediana, em
lugar da média, para determinação do parâmetro.
Passos para aplicação
1)
Criar uma base com negociações (mercado) para
certos tipos de empresas. Em alguns países e setores esta base já existe.
2)
Padronizar os dados. Isto pode envolver
relativizar os valores, dividindo por parâmetros como receita, lucro
operacional e outros.
3)
Verificar a existência de outliers na amostra e
se for o caso excluí-los.
4)
Aplicar o parâmetro obtido para a empresa que se
quer avaliar.
5)
Fazer os ajustes finais para o caso que esta
sendo avaliado.
Em alguns países os passos (1) a (3) são produzidos por
empresas especializadas. Assim, o avaliador pode dispor do parâmetro adquirindo
uma base de dados já existente. Mesmo para alguns ativos específicos, existem
empresas que fazem esta abordagem em alguns países. A Royalty Source, por
exemplo, faz uma estimativa de royalties de transações. A Consor é especialista
em propriedades intelectuais.
No Brasil, alguns ativos tangíveis possuem o valor de
mercado disponível, como é o caso de automóveis e imóveis.
Ressalvas
1)
Os parâmetros geralmente são construídos através
de negociações ocorridas no passado. Um dos problemas é que a taxa de
crescimento estimada para operações no passado pode ser diferente para a
situação atual. Neste caso, pode-se usar uma expressão ajustada do valor de
mercado dada por Hitchner (p. 226):
, sendo ma = parâmetro de mercado
ajustado, mo = parâmetro de mercado original; go = taxa de crescimento original
e ga = taxa de crescimento ajustada. Assim, se o múltiplo original for 15, mas
foi calculado num momento que o crescimento da economia era de 6% e a projeção
para os próximos anos é de 2%, o múltiplo ajustado será de:
9,37.
2)
Também podem ser feitos ajustes para o
tamanho da empresa. Este ajuste é similar ao processo realizado com a taxa de
crescimento.
3)
Para base de dados de empresas de capital
aberto é necessário verificar se existe ou não um prêmio pelo controle. Isto é
particularmente relevante no mercado brasileiro.
4)
Esta abordagem é mais acessível para
mensurar o valor de uma entidade como um todo. Seu uso para ativo intangível é
mais difícil em razão da falta de informações de transações passadas.
Vantagens
1)
É simples de ser usada e as pessoas entendem sua
lógica. Basta encontrar empresas similares;
2)
Usa dados reais para determinar o valor, em
lugar de estimativas e projeções;
3)
É simples de ser aplicado. Pode ser usado sem a
necessidade de fazer projeções e estimativas
4)
Inclui o valor total de toda a empresa, muito
embora também seja possível aplicar o método para ativos específicos.
5)
Para certos tipos de ativos existe um número
razoavelmente grande para compor a amostra que irá determinar o parâmetro.
Algumas destas informações são públicas, como é o caso de transações envolvendo
empresas de capital aberto, e outras são de conhecimento através de notícias de
jornal, base de dados de empresas particulares, informações judiciais, entre
outros.
Limitações
1)
Existe a necessidade de encontrar empresas
similares para construir o método. Isto pode ser difícil de achar em certos
tipos de empresas e setores. Algumas empresas são diversificadas e possuem
tamanhos diferentes daquelas que compõe uma amostra potencial
2)
Muitas suposições são feitas no método. Isto
inclui crescimento, mercado e tamanho, que devem ser similar a empresa que está
sendo avaliada.
3)
Não é flexível ou adaptável. A introdução de uma
característica na avaliação pode ser difícil de ser feita. Por exemplo, o
porte. Assim, ativos raros podem ser difíceis de serem usados.
4)
Esta abordagem não pode ser usada para ativos
específicos, exceto aqueles casos onde é possível estabelecer, a partir de
transações passadas conhecidas, um parâmetro. Assim, seu uso no teste de
impairment é limitado.
5)
Esta abordagem depende de informações que podem
não estar disponíveis. Para a construção de um parâmetro mais adequado, uma
quantidade de informação pode ser necessária e que talvez não seja pública. Por
esta razão, alguns autores consideram que esta abordagem deva ser usada como um
método de verificação dos valores obtidos em outros métodos.