As pesquisas que as pessoas fazem na internet podem ser uma interessante e útil informação sobre o comportamento do mercado. Se analisarmos o número de vezes que as
pessoas pesquisaram Facebook no Brasil isto irá mostrar o interesse crescente por este produto. Recentemente um artigo publicado no prestigioso Journal of Finance
mostrou que a quantidade de pesquisa por uma empresa estava relacionada com o interesse dos investidores. E que este aumento de pesquisa pode anteceder o aumento nos preços em duas semanas.
No Estado de S Paulo de ontem (
aqui e
aqui)informava que a empresa de blog Tumblr estava impressionada com o interesse do brasileiro pelo produto. Pesquisando no
Google Trends é possível perceber que o Brasil é a segunda região com maior interesse no assunto, que cinco das dez cidades onde mais se pesquisam são brasileiras e que a língua portuguesa é a segunda em preferência.
O gráfico abaixo mostra o resultado referente a pesquisa da palavra “Euro Crisis”. Observe que o público mostrou muito interesse sobre o assunto no final do ano passado, mas que depois o número de pesquisas reduz.
No mesmo periodo, o comportamento do título italiano foi o seguinte:
Os dois gráficos apresentam uma visão muito próxima. O mais interessante é onde esta pesquisa está sendo feita. O Google fornece, além da série histórica de pesquisas, os locais de onde partiram esta pesquisa. Para a palavra Euro Crisis o resultado é o seguinte:
Cingapura é o país de onde partiram o maior número de interessados sobre o assunto. Depois Irlanda, um país europeu que sofre as consequências da crise, a Índia, a Holanda e o Reino Unido. A presença da Holanda e Reino Unido entre os primeiros são razoáveis. Mas Cingapura e Índia são realmente estranhos. Qual a razão disto?
Uma possível resposta pode estar nos dois gráficos abaixo. O primeiro é o comportamento da bolsa de Cingapura e o segundo da Índia.
Os dois mercados apresentaram uma queda em dezembro, justamente o período onde a palavra “Euro Crisis” foi mais pesquisada. Isto talvez seja um sinal de que os investidores destes dois países perceberam a existência de um contágio no mercado em razão da crise do Euro.
No mesmo periodo o mercado dos Estados Unidos agiu de maneira normal. Observe novamente que as pesquisas sobre a crise do Euro colocam os Estados Unidos em nono lugar. Ou seja, sem contágio com a crise do Euro.
Isto mostra que as pesquisas realizadas no Google podem apontar realmente o interesse das pessoas sobre um determinado assunto. Mais, indicam interesses de grupos específicos (um país, por exemplo).
Leia mais em
Google Insights for Search and the contagion effect