27.5.09

Fazendo Pesquisa Usando o Wolfram Alpha

A nova sensação da internet, o buscador Wolfram Alpha pois alguns aspectos interesses e outros nem tanto.

Primeiro os pontos positivos. O Wolfram Alpha supõe que você queira uma resposta para uma pergunta. E isto de forma objetiva. Por exemplo, se você escrever Petrobras e apertar enter, o Wolfram irá retornar com algumas das principais informações sobre a empresa: capitalização, receita, empregados, lucro, preço da ação, correlação com a SP 500, histograma do retorno das ações, projeções, beta (hoje, de 1,75).

Se você digitar “Petrobras Exxon” a resposta será as informações de forma comparativa. Assim, ficamos sabendo que a receita da Exxon representa mais do triplo da Petrobras, mas o valor de mercado é de 1,8 vezes. As duas empresas possuem números próximos de empregados – afinal a Petrobras é uma estatal.

Uma informação mais específica também pode ser obtida. Se digitarmos “Petrobras revenue” obteremos a receita da empresa e um gráfico, que pode ser ajustado para visualizar os últimos dez anos.

Mas é possível obter algumas informações sobre um dia específico. Por exemplo, digitei 21 de maio de 1961 e confirmei que este dia caiu num domingo, há 48 anos e 6 dias

Agora os problemas. Apesar de alguns recursos serem interessantes, algumas pesquisas são falhas. Digitei “Sadia Perdigao” e o resultado foi uma comparação fraca, com poucos dados.

Digitei “Iasb”, o órgão normatizador das contabilidade internacional, e o Wolfram interpretou como um instituto avançado de ciências, localizado em Zanjan (onde?), no Irã. Insisti e digitei “Fasb” e recebi como retorno a Faculdade São Francisco de Barreiras, na Bahia!

Continuei tentando e digitei “chess”, xadrez em inglês, e o resultado foi uma planta. Tente você mesmo descobrir as bobagens do Wolfram!