Existem diversos métodos para avaliar uma empresa. Talvez o mais utilizado na prática seja o método de múltiplo, comum na avaliação de pequenas empresas. Entretanto, mesmo em grandes empresas, o múltiplo também é usado como um método para confirmar a avaliação dada por um método mais recomendado pela literatura.
Um exemplo interessante é o uso do múltiplo na avaliação do You Tube. Afinal, o valor pago pelo Google foi grande ou não. A resposta, do blog Investment Ideas by Yaser Anwar - que por sua vez usou o texto do Information Arbitrage, pode ser a seguinte:
a) You Tube foi comprado por $1.6 bilhão. Mensalmente este sítio possui 72 milhões de usuários únicos. Fazendo a divisão, temos $22 por usuário. Considerando uma alternativa mais conservadora de usuários o valor de aquisição estaria entre $22 e 44.
b) O programa American Idol tem 21.1 milhões de fãs. Um comercial de 30 segundos custa $660 mil, o que significa uma receita de $950 milhões por ano (30 comerciais por programa x 4 programas por mês x 12 meses). Isto daria $45 por fã.
c) O jornal New York Times possui 1,7 milhão de assinantes e 37,7 milhões de usuários na sua página da Web por mês. Arredondando, 40 milhões de usuários. O valor de mercado do NYT é de $3,3 bilhões, com lucro líquido de $259 milhões e margem de 5%. Isto daria um valor por usuário de $82
d) A Google possui um valor de mercado de $144 bilhões, com lucro líquido de $1.4 bilhão e margem de 25%. A Google possui 380 milhões de usuários únicos por mês, que gastam em média 22 minutos no seu sítio. O valor de mercado dividido pelo número de usuários únicos produz $380 por usuário.
e) Usando o valor do usuário do NYTimes tem-se $82 x 34 milhões de usuários do Youtube. Isto produz um valor de 2.8 bilhões.