22.3.12

Margem Líquida


Definição – corresponde ao que sobra para os acionistas em relação as receitas com vendas e prestação de serviços da empresa. Mostra qual o lucro líquido para cada unidade de venda realizada na empresa.

Fórmula – Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas) x 100

Sendo
Lucro Líquido – resultado líquido apurado após pagamento de impostos e despesas financeiras
Vendas – refere-se as vendas da empresa, líquidas de impostos sobre vendas, abatimentos e devolução.

Unidade de Medida – Este índice está expresso em percentagem.

Intervalo da medida – O valor das vendas é positivo. Além disto, o lucro é menor, em números absolutos, que as vendas, sendo positivo ou não. Assim, o intervalo do índice pode variar entre -100% a 100%. Existem alguns poucos casos onde este intervalo pode ser maior em razão do prejuízo da empresa.

Como calcular – As informações são obtidas na demonstração do resultado de cada empresa.
Considere a figura a seguir, referente a empresa Minerva. Esta empresa, que atua na produção de carnes e derivados, apresentou a seguinte demonstração do resultado:

Ou seja, em 2011 gerou uma receita de R$3,5 bilhões e um lucro de R$45 milhões. Desta forma, a margem líquida é dada por:

Margem Líquida = (45 364 / 3 469 509 ) x 100 = 1,31%

Assim, de cada unidade monetária de vendas na empresa, o acionista terá um pouco mais de um centavo.

Grau de utilidade – Elevado. É um índice muito usado de rentabilidade para o acionista.

Controvérsia de Medida – Não existe controvérsia na mensuração da margem líquida.

Observações Adicionais

a) A análise conjunta da margem bruta, operacional e líquida é bastante rica. Observe que a empresa do exemplo teve uma baixa margem líquida e o resultado antes dos impostos foi negativo;
b) A análise através da margem líquida olha o lado do acionista. Já a análise da margem operacional observa o comportamento do lucro sob a ótica da empresa.
c) As empresas que são mais lucrativas possuem margem líquida maiores. Entretanto o resultado deve ser analisado dentro de um contexto maior, comparando com os concorrentes e com os fatores externos. Muitas empresas sacrificam a margem para obter mercado, por exemplo; neste caso, o ganho de mercado pode ser compensado por lucros futuros maiores.

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