20.12.06

Coca-Cola e Sucos 2


Ainda do Estado de S. Paulo de hoje

Preocupação com saúde muda setor de refrigerantes

A compra da Sucos del Valle revela uma nova era na indústria de bebidas. Todos os grandes fabricantes, para compensar a estagnação das vendas de refrigerantes - um fenômeno mundial -, estão ampliando seu portfólio com produtos mais saudáveis.

No Brasil, o mercado de refrigerantes, que gira em torno de 8 bilhões de litros por ano, cresceu apenas 1% de janeiro a junho na comparação com o mesmo período de 2005. Já o mercado de sucos prontos, estimado em 226 milhões de litros por ano, cresceu 12% no mesmo período, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não-Alcoólicas (ABIR).

Em levantamento global sobre a expansão do mercado de bebidas não-alcoólicas, realizado pela ACNielsen e que considerou 58 categorias, os sucos apresentam o maior crescimento também em valor entre todas as bebidas analisadas.

A busca de uma vida mais saudável motivou as grandes companhias de bebidas, como Pepsi e Coca-Cola, a incrementarem sua oferta de bebidas como chás em diversas combinações, águas com sabores, isotônicos, bebidas à base de soja e sucos prontos para beber. Recentemente, por exemplo, a Coca-Cola anunciou que irá lançar nos EUA uma bebida feita à base de chá verde que ajuda na queima de calorias. Trata-se de um carbonatado com cafeína que acelera o metabolismo e ajuda na queima de calorias.

No Brasil, a Sucos Del Valle manteve a liderança no segmento de sucos prontos para beber desde que entrou no mercado brasileiro, em 1999. Seu sucesso motivou a Coca-Cola a adquirir em 2005 a Sucos Mais, então pertencente ao Grupo Montesanto Tavares. A compra foi avaliada pela Secretaria de Acompanhamento Econômico por temer concentração de mercado.