13.11.06

Para quem acredita em abordagem heurística...

Notícia da semana passada vale do valor de marcas brasileiras. Para quem acredita :

Três brasileiros no ranking de marcas
Maria Christina Carvalho

Três bancos brasileiros foram incluídos entre os 100 de marca mais valiosa no mundo todo, no ranking feito pela Brand Finance, autora do estudo encomendado pela "The Banker".

O Bradesco ficou em 50 º lugar, à frente do Bank of New York. O Banco do Brasil vem em 52 º lugar; e o Itaú, em 54 º. As marcas do pelotão brasileiro foram melhor avaliadas do que as do americano Bearn Stearns, do canadense ScotiaBank, e do inglês Abbey, adquirido pelo Santander por 8 bilhões de libras em 2004.

Encabeçam o ranking três nomes bem conhecidos no Brasil: Citigroup, HSBC e Bank of America - que são também as três instituições que lideram o ranking dos mil maiores do mundo por capital de nível 1, também divulgado pela revista. O valor da marca dos três soma perto de US$ 100 bilhões: são US$ 35,148 bilhões para o Citi, US$ 33,495 bilhões para o HSBC e US$ 31,426 bilhões do Bank of America.

A Brand Finance analisou os 500 maiores bancos do mundo para elaborar o ranking, excluindo os chineses por falta de informações. Dos 20 bancos com marcas mais valiosos, onze são americanos e nove europeus. Do total, 72 são originários dessas duas regiões; seis do Japão e cinco da Austrália. Além do Brasil, contribuem com três nomes a Coréia e a Arábia Saudita.

A marca do Bradesco foi avaliada em US$ 2,457 bilhões: a do BB em US$ 2,365 bilhões; e a do Itaú, em US$ 2,172 bilhões.
O presidente da Brand Finance do Brasil, Gilson Nunes, informou que a avaliação leva em conta o índice de força da marca, baseado na nota atribuída a uma série de indicadores que incluem fatia de mercado, taxa de crescimento das vendas, rede de distribuição, lucratividade, qualidade da gestão, publicidade e identidade da marca. "Os recentes lucros elevados dos bancos brasileiros e o fato de serem de varejo, com grandes redes de distribuição favoreceram a boa colocação", disse Nunes. O ranking também considera a taxa de royalty, que seria o valor cobrado pelo banco caso fizesse o licenciamento de sua marca.


Valor, 8/11/2006