Em processo de leilão pode ocorrer a chamada Vitória de Pirro (Winner´s Course). Nesse caso, o vencedor faz um preço muito acima do razoável pelo ativo, terminando por pagar mais caro do que seria normal. Outra questão é que o vendedor pode ter informações que o comprador não possui (chama-se isso de informação assimétrica)
Além disso, pesquisas empíricas têm mostrado que geralmente em processos de aquisição o comprador perde e o vendedor ganha.
Uma análise do comportamento dos investidores no mercado acionário pode relevar algo. Os três gráficos mostram o comportamento das ações da Tata Motors (símbolo de TTM no mercado), da CSN (símbolo de SID no mercado acionário) e da Corus (CGA).
O primeiro gráfico é da Corus. Desde outubro as ações da empresa estão aumentando. E o lance final representou uma nova alta no seu preço.
O segundo gráfico é da Tata. De outubro para cá as ações dessa empresa aumentaram. Mas nos dias finais da briga os acionistas mandaram uma mensagem: queda nos preços das ações da empresa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRkaXzCAr5cVjfh0u2SJrUi4pGT0XtRIwLHZK5Km8Y96Ss0H1thh1T47mXbVoXwEhA2Hjz6gY8haLGX0E2r7-Dm6TUQgr1YyntvUyS7ryK6tEg7HB9SyKgoQycZ22E9dboJ3gEnA/s400/csn.png)
Finalmente a CSN. Nos últimos dias as ações da empresa aumentaram, mesmo com a perda do leilão. Incoerente? Não se considerarmos que a empresa ganhou pois é uma acionista minoritária da Corus e pelo fato de que talvez os acionistas da CSN não consideram a compra da Coruns um bom negócio.
Fonte dos Gráficos: Seeking Alpha