5.2.07

Quem ganhou com a briga Tata x CSN?

A recente briga pela Corus, a Tata conseguiu vencer o leilão, em detrimento da CSN. Isso foi considerado por alguns periódicos como uma vitória da Tata e uma derrota da CSN. Já foi comentado anteriormente que a CSN ganhou dinheiro com a derrota (clique aqui para ler).

Em processo de leilão pode ocorrer a chamada Vitória de Pirro (Winner´s Course). Nesse caso, o vencedor faz um preço muito acima do razoável pelo ativo, terminando por pagar mais caro do que seria normal. Outra questão é que o vendedor pode ter informações que o comprador não possui (chama-se isso de informação assimétrica)

Além disso, pesquisas empíricas têm mostrado que geralmente em processos de aquisição o comprador perde e o vendedor ganha.

Uma análise do comportamento dos investidores no mercado acionário pode relevar algo. Os três gráficos mostram o comportamento das ações da Tata Motors (símbolo de TTM no mercado), da CSN (símbolo de SID no mercado acionário) e da Corus (CGA).



O primeiro gráfico é da Corus. Desde outubro as ações da empresa estão aumentando. E o lance final representou uma nova alta no seu preço.




O segundo gráfico é da Tata. De outubro para cá as ações dessa empresa aumentaram. Mas nos dias finais da briga os acionistas mandaram uma mensagem: queda nos preços das ações da empresa.



Finalmente a CSN. Nos últimos dias as ações da empresa aumentaram, mesmo com a perda do leilão. Incoerente? Não se considerarmos que a empresa ganhou pois é uma acionista minoritária da Corus e pelo fato de que talvez os acionistas da CSN não consideram a compra da Coruns um bom negócio.

Fonte dos Gráficos: Seeking Alpha