4.8.06

5.3 Custo médio Ponderado de Capital


O custo médio ponderado de capital (conhecido pela sigla em inglês como WACC) é uma média ponderada do capital de terceiros e do capital próprio. O grande problema da mensuração do custo médio ponderado é a ponderação.

Recomenda-se utilizar o valor de mercado do capital de terceiros e do capital próprio. Temos aqui um problema pois gostaríamos de usar o WACC para avaliar uma empresa e precisamos deste valor para determinar o WACC.

Como não fazer? Utilizar o valor contábil do patrimônio líquido na ponderação. Isto tem sido largamente feito por "especialistas" e "avaliadores".

Como fazer? Duas possibilidades existem para resolver o problema. A primeira, através de um método exaustivo, onde partimos do valor contábil para encontrar uma primeira aproximação do WACC, que será utilizado para encontrar o valor inicial do PL, que por sua vez será usado para determinar um novo WACC e novamente seguimos nesse ciclo. O resultado irá tender para um determinado ponto.

Uma segunda possibilidade é determinar o valor da empresa por um outro método e então utilizar o WACC para encontrar o mesmo valor da empresa.

Na verdade considero que a utilização do WACC na avaliação de empresas só deve ser feita para fins de confirmação do resultado final. Nada mais.