28.7.06

Introdução

1. Introdução

O valor de uma empresa é determinado pela riqueza que irá conseguir produzir no futuro. Isto significa dizer que:

a) O valor da empresa não depende do desempenho passado – uma empresa com bom desempenho no passado pode não ter valor, pois não existem perspectivas de gerar riqueza no futuro;

b) Uma vez que a visão sobre o futuro de uma empresa depende do que cada analista acredita que irá ocorrer, não existe um valor correto e exato para uma empresa. Na realidade cada analista irá chegar a um valor distinto para uma mesma empresa.

Para exemplificar o fato de que cada analista terá um valor diferente da empresa considere o caso da privatização no Brasil. O governo tinha todo o interesse de que os valores fossem aproximados pela seguinte razão: duas consultorias foram contratadas para fazer laudos independentes. Existia uma cláusula dizendo que caso os valores fossem muito diferentes uma nova consultoria seria contratada, atrasando o processo de privatização. Provavelmente o governo fez uma força, junto as consultorias, para chegar a laudos próximos.

Como conseqüência deste fato, o papel da projeção é fundamental na análise para determinar o valor. Ao se fazer um laudo de avaliação, o analista irá projetar o desempenho futuro da empresa.