6.3.12

Margem Bruta

Definição – A margem bruta apresenta quanto à empresa obtém de retorno das vendas, retirando os custos das mercadorias vendidas e serviços prestados. A margem bruta representa quanto sobra após considerar estes custos.

Quanto maior a margem bruta, maior a rentabilidade das vendas.

Fórmula – Margem Bruta = (Lucro Bruto / Vendas Líquidas) x 100

Sendo

Lucro Bruto = lucro obtido após retirar das vendas o custo das mercadorias e serviços prestados.

Vendas Líquidas = representa as vendas da empresa após retirar as devoluções, os impostos incidentes sobre vendas, os abatimentos e outras deduções. Não se confunde com o faturamento da empresa: uma agência de turismo que vende passagem de companhia aérea e recebe um percentual da venda, o faturamento é o valor da passagem, enquanto a venda corresponde ao percentual recebido.

Os dados são obtidos na demonstração de resultado de cada empresa.

Para algumas situações, as notas explicativas também são importantes, quando existe confusão entre faturamento e venda.

A margem bruta diz respeito ao próprio período da demonstração de resultado.

Unidade de Medida – A multiplicação por cem na fórmula transforma o valor unitário em percentagem. Ou seja, a margem bruta é expressa em percentual, que corresponde ao percentual do lucro sobre a venda.

Também é possível traduzir o resultado da margem bruta da seguinte forma: quantas unidades monetárias sobram da venda após retirar os custos das mercadorias e serviços prestados.

Intervalo da medida – Em geral o lucro bruto é positivo numa empresa. Nesta situação a margem bruta varia entre 0% a 100%, não existindo margem negativa. Nas empresas em fase de conquista de mercado pode ocorrer lucro bruto negativo. Neste caso, a margem bruta irá variar entre -100% a 100%.

Como calcular – A figura a seguir foi extraída das demonstrações contábeis do terceiro trimestre de 2011 da Sabesp, em Mil Reais.





O cálculo da margem bruta é dado por:

Margem Bruta = (956.749/2.591.262) x 100 = 36,92%

Isto significa dizer que de cada R$1 de venda de bens ou prestação de serviços pela empresa, o lucro é de 0,37 centavos.

Grau de utilidade – Medianamente elevado. Em algumas empresas a margem líquida e a margem operacional podem ser mais informativas.

Controvérsia de Medida – Reduzida, para alguns setores onde existem formas diferentes de determinar o valor da receita, como é o caso do setor de construção civil.

Cuidados Adicionais
a) Em alguns setores e em algumas empresas pode não ser possível de calcular a margem bruta. É o caso de algumas empresas do setor elétrico

b) Existe uma relação entre a margem bruta e o mark-up. O mark-up corresponde a margem bruta dividida pela participação do CMV nas vendas:

Lucro Bruto / Vendas = (Lucro Bruto/CMV) x (CMV / Vendas ) = markup x % CMV

ou

Margem Bruta = Markup / (1 + markup)

c) A margem bruta pode variar conforme o tipo de negócio da empresa. Num comércio varejista, uma margem acima de 40% é elevada. Mas isto talvez não seja para uma empresa com um grande volume de receita de serviços.

d) A margem bruta também depende da forma como é apurado o custo. De acordo com os critérios de custo, o valor da margem poderá sofrer alterações. Entretanto, as empresas não gostam de divulgar informações mais detalhadas sobre seus custos.

Veja também

ROI 
Liquidez Corrente