11.5.11

Por que uma empresa do novo mercado não valoriza mais que uma empresa que não está no novo mercado?

É uma questão de lógica. Considere, a título de exemplo, duas empresas iguais, sendo que uma participa do novo mercado. Por este motivo, seu valor é de $110, enquanto a outra empresa vale $100. Observe que o preço da ação de cada empresa já incluiu a participação (e a não participação) no novo mercado. Para esta análise simplista, vamos considerar que o prêmio pelo novo mercado permaneça constante.

Se o mercado valorizar 10%, o valor da empresa do novo mercado será agora $121, enquanto a empresa que não participa do novo mercado terá um valor de $110. Apesar da valorização em unidades monetárias ter sido maior para a empresa do novo mercado ($11 versus $10), em termos percentuais a variação foi a mesma.

Vamos supor agora que o prêmio por participar do novo mercado seja em termos monetários. Neste caso, o valor de $10. Uma valorização de 10% no mercado como um todo irá fazer com que a empresa do novo mercado aumente o valor de $110 para $100 x 1,1 + $10 = $120. Ou seja, ambas obtiveram o mesmo ganho em termos monetários, ou seja, $10, mas variação em termos percentuais será de 9,1% para a empresa do novo mercado e 10% para a outra empresa.

Assim, não é razoável supor que a empresa do novo mercado irá valorizar sempre mais que a empresa que não participa do novo mercado.

Existe outra questão, não contemplada acima. A presença do segmento de governança na bolsa de valores tende a trazer benefícios para todas as empresas. Isto recebe a denominação de externalidade, e geralmente não é considerada nas discussões sobre governança.