17.10.06

Efeitos dos impostos na Avaliação

Os impostos influenciam na avaliação das empresas. Uma das formas com que isto acontece é através da existência de uma boa política tributária.

Em alguns países, como é o caso do Brasil, a legislação possui incentivos para investimentos que devem ser considerados no processo de avaliação.

Este processo fica mais complexo quando uma empresa atua em vários países. Neste caso, é necessário considerar as peculiaridades onde a empresa está atuando no que diz respeitoa aos incentivos fiscais.

Para uma multinacional que atua no Brasil é importante que se considere também estes aspectos. Assim, esta empresa terá que lidar com a legislação dos Juros sobre Capital Próprio, que não existe em outros países.

O impacto da taxação sobre a avaliação de uma empresa nacional que atua no Brasil foi objeto de um texto escrito por César Augusto Tibúrcio Silva, Jorge Katsumi Niyama, José Antônio de França e Leonardo Vieira denominado TAX EFFECTS IN THE VALUATION OF MULTINATIONAL CORPORATIONS: THE BRAZILIAN EXPERIENCE. Este texto será brevemente publicado como capítulo de um livro.

Breve retornaremos com mais detalhes.